quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Região do Sisal - Por Pedro Oliveira




Mulheres começam a ganhar espaço na política
Na região sisaleira, onde até bem pouco tempo politica era coisa de homem, as mulheres começam a ganhar espaço rapidamente.  Em Riachão do Jacuípe, Tânia Matos (PDT), é a primeira mulher a assumir o cargo do Executivo Municipal. Na cidade de Serrinha, dos 15 vereadores eleitos, quatro são mulheres, três delas fazem parte de Mesa Diretiva e a Casa tem como presidente a advogada Edylene Ferreira (PV). No município de Queimadas, três mulheres ocupam cadeiras no Legislativo, o mesmo acontece na “rainha do sisal”, Conceição do Coité. Na cidade de Candeal há uma vereadora e na cidade de Ichu, duas ocupam a cadeira na casa Legislativa. Com naturais exceções o sertanejo, que sempre foi desconfiado, já olha a situação sem tanta surpresa. Afinal com o país sendo presidido por uma mulher - Dilma Rousseff -, que desfruta de enorme popularidade e prestigio internacional o “cabra da peste” passa a entender que mulher também entende de politica e administração publica.  


Festa religiosa em Candeal
Com o tema centra: “Unidos ao Senhor do Bonfim, testemunhar alegria de ser católico e viver a fé em comunidade”, começa hoje, (17), com procissão motorizada com a imagem do santo pelas ruas da cidade, os festejos do padroeiro do município de Candeal, cuja programação prosseguirá até o dia 27.  “Sou batizado, pertenço a Cristo e a sua Igreja” serão tema de amanhã, noite dos idosos o novenário em homenagem ao glorioso Senhor do Bonfim. No dia 25, haverá desfile de cavaleiros e amazonas pelas principais ruas da cidade. No dia 26, último da novena, leilão em prol do Centro Paroquial de Catequese Dom Itamar Vian e finalizando os festejos dia 27, data maior do evento religioso, às 5 horas, alvorada musical e shows pirotécnicos; às 15 horas, batizados; às 16 horas, missa solene, seguida de procissão e Benção do Santíssimo. Pregador: Monsenhor Luiz Rodrigues, pároco da Igreja Senhor dos Passos em Feira de Santana.

Gravação de DVD em Queimadas
A banda de forró Namoro Oline, da cidade de Queimadas, no sertão baiano, ultima os preparativos para gravação de seu primeiro DVD, que acontece dia 26 deste mês, na Chácara Recanto das Arvores, nas terras de Santo Antônio, padroeiro do município. A gravação do disco de Namoro Oline terá como convidados a banda Pagina Virada e o cantor Dark Valle. O evento promete atrair um numeroso público que gosta de curtir uma boa música. A gravação do DVD deverá contar com apoio cultural das lojas Arte Veste, da empresária Maria Rejane, Bazar e Papelaria Marques do empresário Léo Marques, além de outros comerciantes locais.
 
Mulher preside Câmara em Serrinha
Ocupando o pódio mais alto do legislativo municipal, a jovem advogada e vereadora Edylene Ferreira (PV), a mais votada das mulheres em toda história da política de Serrinha, entra para a história do Legislativo da centenária cidade, como a primeira mulher a presidir a Casa da Cidadania nos dois primeiros anos do quadriênio 2013/2016. Filha de tradicional família política, Edylene disse que a mulher a cada dia que passa consegue ocupar seu espaço na política e garante que é uma satisfação muito grande ser eleita vereadora pela primeira vez e presidente da Câmara. “Temos uma história muito bonita na cidade, que merece ser seguida com muita coragem e determinação. Meu pai Ernesto Ferreira, falecido há dois anos, foi vice-prefeito e vereador por cinco mandatos e a minha mãe Maria José, exerceu função legislativa. A política corre no meu sangue”.

Mulheres é maioria na mesa legislativa
Formada em direito e eleita por 12 votos a três, presidente da Câmara, Edylene Ferreira (PV), casada com o médico Fabrício Severo, mãe de duas lindas filhas, Maria Eduarda e Mariana, disse ser uma mulher forte, determinada, de coragem, mãe responsável, amiga e companheira das horas incertas, garante que vai administrar a Casa com os demais 14 vereadores por igual. O salário do vereador em Serrinha saiu de R$ 4.950,00 -, para R$ 8 mil. Outro fato curioso e histórico na política do município é de que das quatro mulheres vereadores eleitas pela população em 7 de outubro, três fazem parte da mesa legislativa: Edylene (PV), presidente; Helena Barreto (PT), primeira secretária, Rose de João Grilo (PT), segunda secretária e Magneis (PR).

Riachão tem primeira mulher prefeita
Eleita prefeita no pleito de 7 de outubro, Tânia Matos (PDT), entra para a história de Riachão do Jacuípe, como a primeira mulher a governar o município, cargo até então só ocupado  por homens. “Nós mulheres, temos galgado espaços na política. Hoje, temos uma presidente governando o Brasil, que é Dilma Rousseff. Ela tem mostrado trabalho, dignidade e determinação. É isso que quero fazer também. Não quero estar sentada na cadeira de prefeita por ser mulher ou por vaidade. A mulher por ser mais sensível, ela se preocupa mais, não que os homens sejam irresponsáveis. Temos mostrado na política que somos capazes e podemos administrar com responsabilidade, e de forma clara e esse é nosso lema de governo. Eu como mulher, mãe e esposa que fui, estou apta para trabalhar com dedicação, honestidade e respeito ao erário”, relata Tânia, viúva do ex-prefeito Walfredo Matos.   

Casa em ordem em 30 dias
A pedetista disse que ao assumir a prefeitura no dia 2 deste mês, deparou-se com a casa literalmente desarrumada e espera reorganiza-la dentro de 30 dias para que possa mudar o quadro da administração. “Com os pés no chão estamos tendo o cuidado de colocar em funcionamento as áreas de saúde e educação, que não podem esperar e a limpeza pública da cidade, por entendermos que necessita de uma ação emergencial devido ao acumulo de lixo e entulhos espalhados pelas ruas e bairros da sede. Reabrimos o Hospital Municipal, designamos  médico Fabinho para dar suporte no atendimento dos pacientes enquanto contratarmos novos profissionais. A unidade hospitalar receberá também, serviços de climatização em todos os leitos, apartamentos e  outras dependências” ressalta .
   
A busca de empresas
Na visão de Tânia Matos a maior dificuldade hoje no município é a falta de trabalho e a população acha que a prefeitura é um cabide de empregos. “Nós não podemos colocar muitas pessoas por termos um limite de folha e não podemos ultrapassar 54% do orçamento conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Minha preocupação como gestora é ir à busca de empresas para gerar emprego e renda. Estamos contatando com alguns empresários para que venham se instalar aqui. Riachão do Jacuípe é um município que passa pelo período de seca e dificuldades e eu na condição de gestora tenho que dar uma atenção maior a população” explica a prefeita. Ela lembra ainda, que os setores da educação, saúde e assistência social, são os pilares de sua administração e essas pastas são comandadas por três mulheres: Ana Rita (Educação), Luciana (Saúde) e Mara (Assistência Social).

Governo de todos
Tânia Matos disse que nos primeiros dias de mandato já pode perceber as dificuldades que terá pela frente, mas garante que é preciso encarar com naturalidade e buscar soluções, até porque tem experiência no setor público, já que foi secretária de Ação Social e administradora do Hospital Municipal por oito anos. “Walfredo Matos foi gestor do município por duas vezes e deixou bons exemplos para que possamos colocar em pratica. Esse legado deixado por ele foi abraçado por todos nós do grupo. Em 2004 e 2008, perdemos as eleições, mas o grupo continuou vivo e agora em 2012 conseguimos vencer o pleito eleitoral. Está vitória devo aos 11 mil fieis seguidores que depositaram o voto de confiança em mim, mas tenho o compromisso de valorizar os 36 mil jacuipenses porque não sou prefeita somente dos 11 mil que me elegeram”, conclui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário