A sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 22 de novembro, foi bastante movimentada com a votação de dois Projetos e a realização de uma Audiência Pública.
Inicialmente foi analisado o Projeto de Lei nº 007 que realiza a doação de um prédio existente na comunidade de Barra para a Cooperativa de Produção e Comercialização Padre Leopoldo Garcia Garcia - COPERAGIL .
Este projeto já havia passado por diversas discussões e hoje foi votado, sendo reprovado pela maioria dos vereadores.
Votaram contra a doação do prédio os vereadores George, Carlinhos, Chiba, Eugênio e para surpresa de todos, o vereador Afonso que é da situação também opinou pela reprovação.
Os vereadores alegaram que votariam contra o projeto em virtude da energia elétrica ainda continuar sendo paga Prefeitura mesmo após a doação. Segundo eles se a responsabilidade pelo pagamento da energia já estivesse sob a responsabilidade da Cooperativa com certeza eles seriam favoráveis a doação.
Continuando a sessão foi posto em 1ª votação, recebendo aprovação unânime o Projeto de Lei nº 009 que dispõe sobre o Plano de Carreira do Magistério que vinha sendo bastante cobrado por parte dos servidores, principalmente dos associados do SINTRAPI.
Foi dada uma pausa de 15 minutos e retornando os trabalhos colocou-se o mesmo projeto para a 2ª votação e para a alegria de todos os servidores, o Projeto foi aprovado mais uma vez por unanimidade e passa a vigorar após ser sancionando pelo Prefeito Municipal.
Não havendo mais assunto em pauta a sessão foi encerrada pelo Presidente Adalberto Santiago para que iniciasse a Audiência Pública sobre a Emenda Popular do Governo Federal.
A Audiência Pública
O Governo Federal está disponibilizando para os municípios com até 50 mil habitantes a oportunidade de definir através de Audiência Pública com a participação dos vereadores e comunidade em geral determinados valores que podem ser utilizados em vários setores.
No caso específico de Ichu o valor estipulado foi de R$ 400 mil e de acordo com o Prefeito Carlos Santiago foi determinado que deveria ser utilizado na área da saúde.
De forma democrática a tribuna da câmara foi aberta para o público presente expressar suas opiniões e diversas pessoas definiram Saneamento Básico "Rede de Esgoto" como prioridade. Já para outras pessoas a compra de um carro compatctador de lixo seria a melhor opção.
O Prefeito Carlos Santiago relatou que a elaboração de um projeto sobre saneamento básico é muito caro e o município não teria condições de dar continuidade.
Foi colocado para escolha por parte do público presente e através de aclamação ficou definido que o referido valor deverá ser utilizado para a compra de um carro compactador de lixo e com a sobra poderá adquirir outro equipamento auxiliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário